Olá meninos e meninas. Esse blog destina-se aos alunos de ensino fundamental e médio que objetivam aprimorar os seus conhecimentos sobre história. Um abraço a todos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A GRÉCIA ANTIGA.

A Grécia antiga é considerada por muitos como o berço da civilização ocidental sendo que ainda hoje a cultura grega influencia nosso modo de viver e de perceber o mundo a nossa volta.
Dos gregos herdamos um monte de explicações sobre a origem e o significado das coisas – mitos –, o conceito de beleza, o tipo de organização política baseada na participação de todos os cidadãos livres nas decisões políticas – a democracia -, a filosofia (ciência que busca explicar o sentido das coisas e a melhor forma de viver), o teatro, as olimpíadas, boa parte das ciências que conhecemos como a biologia, a física e a história, entre outras coisas.
Os gregos eram politeístas, pois, acreditavam em vários deuses (dentre eles Zeus, Poseidón, Afrodite, Apolo, Dionísio, Atena, etc), seres fantásticos (medusa, ciclope, Ninfas, etc) e heróis (Aquiles, Hércules, etc).
A história da Grécia foi dividida em quatro períodos principais: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
 O que conhecemos sobre o período Homérico foi contado por Homero, poeta que narrava acontecimentos importantes que “ocorreram” aproximadamente a mais ou menos 2000 anos antes de Cristo. Já no período arcaico surgiram as principais cidades-estados gregas como Atenas, Esparta e Olímpia. Do período clássico conhecemos muita coisa, principalmente manifestações artísticas e científicas que até hoje são estudadas e utilizadas sendo que o período clássico é considerado o auge da história grega. Por fim, durante o Helenístico Alexandre o grande, em seu cavalo Bucéfalo, expande a cultura grega para outros lugares do mundo buscando misturá-la com a cultura Persa.
Na Grécia antiga existiam cidades-Estado (que eram aos mesmo tempo cidades e “países”). Apesar de falarem a mesma linha e acreditarem nos mesmo deuses, as cidades-Estado eram independentes entre si politicamente já que como a Grécia é uma região bastante montanhosa não existia um governo central.
Durante a antiguidade clássica um dos povos mais poderosos e ricos econômicamente vivia na Pérsia. Os gregos se recusaram à dominação estrangeira sendo que resistiram aos ataques persas nas Guerras Médicas.
Após vencerem os Persas, surgiram desentendimentos entre os gregos, principalmente entre espartanos e atenienses, e uma guerra entre eles – Guerra do Peloponeso – que enfraqueceu a Grécia e facilitou a invasão da mesma por outro povo da época que vivia na Macedônia. Os macedônios liderados por Alexandre o grande passaram então a dominar a Grécia.
Enfim, a história da Grécia antiga é muito rica e a sua cultura provavelmente deu origem a muitas das nossas formas de pensar e ver o mundo.

Prof. Gilson Mariano Nery

domingo, 7 de outubro de 2012

Ditadura militar no Brasil (1964 até 1985)
            Um dos períodos mais conhecidos da história do Brasil foi o da ditadura militar. Um golpe militar em 1964 transformou um governo democrático em um regime político totalitário. Antes do golpe governava o Brasil um presidente chamado João Goulart (ou Jango) sendo que a aproximação entre ele e alguns governos comunistas como o da China serviu como justificativa para a tomada do poder pelos militares.
         A ditadura militar brasileira ocorreu no contexto da Guerra Fria no qual dois grupos políticos se combatiam (capitalistas x comunistas) sendo que o Brasil se aliou aos EUA recebendo desse país capitalista diversos apoios econômicos e estratégicos para que os governos militares se mantivessem no poder. É importante lembrarmos de que nessa época a maioria dos países latino-americanos viviam um contexto de ditadura tal como o Brasil.
         De 1964 até 1985 foram 5 presidentes militares: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.  Em 1968, a ditadura ficou mais rígida com a decretação do AI nº 5 (Ato institucional nº 5) que decretava plenos poderes para os militares.
Durante os anos 60, diversos empréstimos com valores altíssimos foram realizados pelo governo norte-americano ao Brasil sendo que com os investimentos realizados a partir desses empréstimos ocorreu o famoso “milagre econômico”. No entanto, esse grande crescimento econômico não durou muito e a partir dos anos 70 e 80 o Brasil passou a enfrentar graves crises econômicas que geraram inflação, desemprego e, sobretudo, descontentamento da nação.
Diversos movimentos jovens procuraram combater a ditadura (enquanto outros a defendiam ou não se envolviam) sendo que esses eram censurados pelos órgãos de repressão do governo. Dessa resistência surgiram, por exemplo, a música de protesto e o Tropicalismo. Dos movimentos culturais que não se envolveram podemos citar, por exemplo, a Jovem Guarda.
Enfim, as palavras e conceitos-chave para compreender a ditadura militar no Brasil são: censura, repressão, aliança com os EUA, resistência, Guerra Fria, milagre econômico, bipartidarismo, Atos Institucionais, anticomunismo, Tropicalismo, Jovem Guarda e governos militares.

·         A partir desse texto procure retomar os conteúdos em negrito que não compreendeu e reforce-os a partir de pesquisas e anotações. É importante que compreenda todos os conceitos abordados nesse texto.