Olá meninos e meninas. Esse blog destina-se aos alunos de ensino fundamental e médio que objetivam aprimorar os seus conhecimentos sobre história. Um abraço a todos.

6º ano


O Hinduísmo 


   O Hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais , valores e crenças obtidas atreves de diferentes povos. O hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana.
   Ainda, o hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, engloba as mais antigas crenças religiosas. A visão hindu de vida após a morte é a ideia de reencarnação. A ideia de que a vida na Terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos compõem o capítulo dessa religião. Toda pessoa reencarna cada vez que morre. Contudo, se levar uma vida voltada para o bem a risca ela pode libertar-se dessa cadeia cíclica. Assim, de acordo com o hinduísmo, ao longo de muitas vidas os seres humanos têm a oportunidade de evoluir até chegarem a um estágio em que se unem a Brahman, a realidade suprema. 
   Há várias formas de acelerar esse processo: praticar diferentes tipos de ioga, rezar ou recitar mantras (frases que contêm um nome divino), ajudar os necessitados, visitar os lugares sagrados etc. Muitos seguidores adotam dietas vegetarianas. Outros abrem mão dos bens e prazeres materiais. 
   Diferentemente de outras religiões, o hinduísmo não tem fundador, credo fixo, nem organização de espécie alguma.Para todos os hindus a suprema autoridade são os quatro Vedas: Rig-Veda, Sama-Veda, Yojur-Veda e Atharva-Veda. 


O Budismo


   Segundo o Budismo, está no desejo a causa do mal, da dor, da morte e do renascimento. O fim elevado da vida é arrancar a alma aos turbilhões do desejo, o que se consegue pela reflexão, austeridade, desprendimento das coisas terrenas, sacrifício do "eu" e pela isenção do cativeiro egoísta da personalidade. 
   Sendo a ignorância o mal soberano, o principal meio para se melhorar a vida é adquirir-se o Conhecimento, que compreende a ciência da natureza visível e invisível, o estudo do homem e dos princípios das coisas. 
   A Ciência e o Amor são fatores essenciais do Universo. Enquanto não adquire o Amor, o ser está condenado a prosseguir na série das reencarnações terrestres. Entretanto, no Budismo, como em qualquer outra doutrina, os ritos, as fórmulas vãs, as preces sonoras, substituíram o ensino moral e a prática das virtudes, abafando as altas aspirações do pensamento.
   O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos de Buda para todos os seres , que revela a verdadeira face da vida e do universo. 
   Buda que existiu entre 563 e 483 a.C. no Nepal não desejava converter ninguém, mas sim iluminar as pessoas com seus ensinamentos, frutos de sua própria experiência. Nesta religião conhecimento, sabedoria e intelecto têm um grande destaque e seus seguidores adquirem, com a prática, a tão sonhada paz interior.


Texto elaborado por alunos do 6º ano A


Nenhum comentário:

Postar um comentário