Olá meninos e meninas. Esse blog destina-se aos alunos de ensino fundamental e médio que objetivam aprimorar os seus conhecimentos sobre história. Um abraço a todos.

domingo, 7 de agosto de 2011

PIPAS E PAPAGAIOS

Ao que tudo indica, as pipas teriam sua origem no oriente, mais especificamente na China. Eram usadas primordialmente por adultos, e para atividades sérias. Serviam para passar avisos durante as batalhas e coisas do gênero. Hoje, no oriente, as pipas têm ainda um significado religioso, tendo por finalidade "espantar maus espíritos".
No Japão, são chamados de "tako",que significa "polvo". Lá a fabricação de papagaios tem quase um status de arte: existem, além da pipas tradicionais, geométricas, pipas em forma humanas, de animais, pássaros, que carregam objetos que assobiam com o vento. São produzidas pipas de até 5 metros, que precisam de equipes para serem "empinadas".
Usa-se pipas, inclusive, para anúncios comerciais.
Uma lenda coreana afirma que, um velho general, teria feito subir uma pipa, durante a noite, sobre suas tropas. Como a pipa tinha uma lanterna, o general afirmou que se tratava de uma nova estrela que surgia, sendo um sinal de vitória para seu exército, conseguindo assim uma motivação maior de seus soldados.
Na Malásia os papagaios são empinados por pessoas com graves problemas. Estas levam suas pipas a grandes altitudes, cortando a linha. Acreditam assim que estão se livrando de um problema grave e podem começar uma nova vida.
Na China, o dia nove do mês nove é o "Dia do Papagaio". Adultos e crianças do sexo masculino dirigem-se às colinas para empinar suas pipas.
E no Iraque as pipas são empinadas a noite, com lanternas, a fim de encheram a noite com estrelas artificiais.
Em ilhas do Pacífico, as pipas são feitas de folhas de bananeira e usadas na pesca.
Em 1752, uma pipa prestou-se a uma das experiências mais famosas que se conhece: Benjamin Franklin, pendurou uma chave na linha de uma pipa, atraindo um raio, dando origem a teoria que acabou por gerar o pára-raios.



TRECHO EXTRAÍDO DO SITE: http://www.jogos.antigos.nom.br/pipa.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário